domingo, 8 de março de 2009

O espelho






Tenho um espelho partido. Todos os dias passo por ele, deito-lhe um olhar distraido, confirmo que sou eu e sigo a minha vida. Hoje olhei-me no espelho partido com mais atenção e disse:

- Estou velha...

O espelho devolveu-me o comentário com o silêncio. Insisti.

- Estou velha...

Novamente o silencio. Olhei-me novamente e vi cabelos brancos. Vi pequenas rugas em volta dos olhos. Vi alguns quilos a mais que pareciam ter idos todos parar às bochechas. Atentei nos olhos. Eram olhos de velha. Olhar mortiço e sem brilho. Olhar de quem já não sonha. Olhar de quem sofreu e chorou. Olhar onde se lê que o fim não estará longe. Procurei o bilhete de identidade e confirmei a data. Parecia estar tudo correcto como da ultima vez que o vi. A idade batia certo com o que me lembrava, tudo parecia nos seus devidos lugares. Mas não batia certo com aquele olhar. Porquê aquele olhar? Não compreendi. Não me apeteceu chorar. Peguei num pano negro e tapei o espelho.

Sem comentários: